segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

de volta a casa.

ele sabe,
sei eu lá como,
palavras minhas na sua boca.

à noite, quando aconchego a cara no seu peito
e espero que ele me afague o cabelo,
posso ficar calada:
com o discurso selado,
como quem peca mas não precisa de revelar os delitos e os pecados.
ele fala por mim.
confessa-me
quando, tendo o corpo mole, liberta pelos poros a essência de si.

eu de certa forma sorrio
e penso "deus, ouve-o, que são os meus demónios que lhe saem da boca e perdoa-me",

que eu perdoo-lhe o despir-me no mundo e o pendurar-me as roupas no estendal do povo.

não que não o quisesse calar entre os cobertores,
- que hoje é inverno, as paredes são de pedras; está frio -
e cerrar-lhe as nossas verdades em si...
ou talvez dizer-lhe que cosi o seu coração doente ao meu coração estragado
e que de tão bem encaixarem, nem se nota a costura,

mas julgo que seria presunção e ele daria os meus medos ao desprezo,
sem sequer se aperceber que eram iguais aos seus.

então fico muda a ouvi-lo falar.
vou sorrindo, enquanto me enrosco nele à espera que o cansaço o vença e ele me embale o sono e a paz de quem morre leve e absolvido, cada dia.

5 comentários:

mafalda disse...

joana . pim . a tendência é deitarmo-nos a meio do caminho. estamos cansados, todos. a cama faz-se onde melhor couber e a casa faz-se onde melhor cabia a cama. estamos todos pendurados e as costuras dos corações não devem resistir. joana, esfaquevas o cão comigo?

mafalda disse...

Eu estive a umas palavras de ir. Gosto muito do paulinho e de mexer os ombros. Vi-o numa fnac há uns tempos. Gosto do cabelo dela e da forma como ele encosta a boca ao microfone.
O Quincas há-de morrer às nossas mãos. Lavamos as mãos e bebemos um chá. Entornamos algum escárnio .

R disse...

Coalas, pandas vermelhos, crianças ate aos 3 anos [que sejam da familia dos outros!]...hm e mais uma serie de pequenas outras coisas!

["vai ao meu blog dizer coisas fofinhas xD"]

O texto esta bom, realmente bom, gostei mesmo muito -nao querendo dizer que nao gostei dos outros xD!

Deixo todo o sentimentalismo para os outros. Uso apenas as simples coisas: José, mas que grande texto! -Ahh e prometo escrever sobre ti no meu blog, estou quasee quasee a acabar a sua aventura pessoal!

*

j.s. disse...

assim comom temos as "dores fechadas em caixinhas", podemos lá guardar os pecados. um dia talvez sejam corroídos pelo bolor: as dores e os pecados.

j.s. disse...

*como